Tulipas


Fotos de Tulipas

Nome científico: Tulipa spp.
Nome comum: Tulipa, da família das Liláceas

Teve a sua origem na Ásia Central. Mas também é possível achar tulipas na Rússia, China e França. É a espécie de flor mais difundida na Holanda. A sua altura ronda entre os 30 e os 60 cm, dependendo da variedade. Existem milhares de variedades de tulipas.

As tulipas aptas para viverem no interior são as variedades que florescem no Inverno.Os tipos de tulipas mais populares são:

  • Tulipa Darwin
  • Tulipa Flor-de-lis
  • Tulipas Papagaio
  • Tulipas Botânicas

Apesar de não ser uma espécie exigente, o solo solto e moído é mais favorável porque é rico em matéria orgânica. Suportam bem o frio, até porque precisam de passar um período de baixas temperaturas no Inverno para conseguir florescer com qualidade. Em climas de Inverno quente, muitas variedades de tulipas podem ter problemas, pois porque com altas temperaturas elas produzem uma floração rápida mas pequena.

A Holanda por exemplo, tem o clima ideal para elas. Há que ter em conta que as tulipas são muito sensíveis a concentrações de sal demasiado elevadas no solo. Ambientes de baixa humidade provocam queimaduras nas flores e perdas excessivas de água causando assim uma diminuição de qualidade da flor. A floração das tulipas é curta e tem que se prever o escalonamento das variedades para que vão tomando o relevo. A classificação mais simples das tulipas é esta:

- Tulipas precoces: Florescem na Europa desde dos finais de Fevereiro até finais de Março.
- Tulipas semi-tardias: Florescem desde Março até meados de Abril.
- Tulipas tardias: Desde meados de Abril até inicio de Maio.

   

Condições de uso