Bonsais » Cuidados dos bonsais


Os cuidados constantes que recebem as árvores bonsai permitem viver mais anos do que os seus congéneres naturais. Há dois tipos diferentes de tratamento de bonsai com características muito diferentes: interior e exterior. Realmente, não existem tipos de bonsais de interior se não as condicionar a viverem no interior de uma casa. Os bonsais de interior são espécies que não suportam as geadas. A adaptação de um bonsai ao interior de um lugar dependerá das condições ambientais, tais como a luz, temperatura, humidade, etc.

A respeito da luz, podemos dizer que é o elemento mais importante para o crescimento do bonsai. Portanto, devemos sempre tentar situá-los perto de uma janela com luz clara. Para evitar que o nosso bonsai se desidrate, devemos manter uma humidade no ambiente de 50% no mínimo. Quanto maior seja a temperatura maior a necessidade de um clima húmido o bonsai terá.

Cuidados dos bonsais

É importante destacar que os bonsais de interior não suportam muito bem as correntes de ar. Os bonsais de exterior, como o seu próprio nome indica, necessitam das mesmas condições que as árvores que vivem na Natureza. Por norma geral, situam-se em zonas iluminadas, mas porque o Verão tem temperaturas elevadas, abrigam-se em zonas com sombra e abrigados do vento para evitar queimaduras nas suas folhas. Acerca da temperatura, é recomendável protegê-los das geladas. Para os bonsais entrarem em repouso Invernal, necessitam de uma temperatura que oscila entre os 0 e os 5 graus.

Os bonsais, ao viverem num espaço reduzido, necessitam de rega periódica. A norma é regá-los quando a superfície da terra está seca. É aconselhável que se reguem com água da chuva. Se isto não for possível, um truque é deixar a repousar água da torneira durante 5 ou 6 dias num recipiente para que assim se elimine o problema das manchas de cloro. Também é necessário algum cuidado na rega, os bonsais necessitam de pulverização pois elimina a sujidade e o pó que podem ter nas folhas.

   

Condições de uso